O Hobbit: afinal, é a casa do mago Radagast ou do Beorn?

O neozelandês Stuff.co divulgou hoje uma nova imagem do edifício que estava sendo construído numa propriedade particular próxima à Queenstown – e que publicamos aqui.

Nesta nova imagem podemos ver que o edifício cenográfico, que tem a altura aproximada de um prédio de 2 andares, está quase que completamente terminado. Também é possível notar alguns detalhes interessantes: é uma construção com telhado de palha, exatamente como Tolkien descreve a casa do Troca-peles Beorn (Mikael Persbrandt), também é possível notar uma grande árvore falsa ao seu lado. Apesar de o edifício ser quase todo de pedra, diferentemente da casa de Beorn que é toda em madeira, talvez o que colabora para identificá-lo como sendo a morada do grandalhão, sejam as pequenas estruturas atrás (ou no telhado?) da casa, que lembram muito colméias artificiais dos criadores de abelhas. Quem já leu O Hobbit deve se lembrar que Beorn cria grandes e ferozes abelhas para a produção de mel, um dos seus principais alimentos, e aparentemente dos ursos também.

Já para quem acha que a construção na verdade é a casa de Radagast, o mago Castanho (Sylvester McCoy), pode dizer que as mesmas estruturas que parecem ser colméias, são, entretanto, casas de pássaros, ou coisa do tipo. Mesmo ao lado da grande casa de pedra há uma estrutura um pouco menor que lembra muito um viveiro de aves. E o que isso tem a ver com o mago? Aiwendil é o nome em quenya de Radagast, e significa “Amante das Aves”. Outra coisa que colabora para que esta seja a casa de Radagast é o fato de ela estar localiza bem na borda de uma floresta, como Tolkien diz que é a morada do mago amante da natureza. Radagast mora na borda sul, na parte ocidental da Floresta das Trevas, Rhosgobel. Já a casa de Beorn não parece ficar assim tão perto da floresta. E você, o que acha?

E por falar em imagens, foi divulgado pelo TheOneRing.net (por meio do neozelandês Flicks)  mais imagens da conferência de imprensa que Peter Jackson e o Primeiro Ministro neozelandês, John Key, deram recentemente nos sets da Vila dos Hobbits, em Matamata. Clique aqui para ver mais imagens do conjunto.

Comentários

  1. […]  Levando-se em conta a descrição do set feita pelo jornalista do Otago, não restam dúvidas que o set que representa a casa do grandalhão Beorn é o mesmo flagrado na imagem abaixo, que inclui uma árvore falsa, ao lado de uma grande construção, e uma construção menor com palha no telhado, e que publicamos aqui. […]

  2. Eu acho que a casa do Beorn seria maior. No livro dá a impressão de ter um grande salão de madeira, o que não passa essa ideia pela imagem. Além disso, a casa do troca-peles é mais distante da floresta, essa aí está na fronteira. Parece mais ser a casa do mago Radagast.

  3. Eu acredito ser a do Ráda…
    A do Beorn creio que é mais escondida e bem mais ampla. tem muito bicho esperto lá!
    Por outro lado o mais legal de se esperar por um filme SÃO AS SURPRESAS!!!

  4. Eu também sempre achei mais que seria a casa do Radagast. Se fosse do Beorn, acho que não seria mesmo tão na borda da floresta e eles já estaria criando jardins cheios de flores. Além disso, se não me engano a casa de Beorn tinha forma de U e (certamente) aberturas no telhado (pelo menos no salão).

    E, Edson, muito bem sacado o passarinho no detalhe.

  5. Pj nunca faria a casa de Beorn em pedra. Sério. Nuncanuncanunca! Isso pra mim já basta pra votar a casa como do Radagast. Tirando todas as outras observações que já foram feitas – é muito pequena, é na borda da floresta, etc.
    E sabemos que PJ e toda sua equipe são conhecidos pelo cuidado e dedicação a muitos detalhes! Quem viu os extras da versão estendida sabe que filmaram o Frodo como um ‘pré-Gollum’ em Ithilien, produziram o Elijah pra ficar parecido com o Gollum e tudo o mais e acabou nem entrando no filme – isso é só um exemplo, claro, uma casa é um esforço bem mais significativo, mas há muitos exemplos dessa sorte na produção dos filmes. Essa casa pode ser até minha – hehe – mas não do Beorn!

  6. Pô tomara que não seja a caso de Beorn, a casa dele (que eu imagino aushuahs) tem que ser em um terreno plano, não numa encosta dessas ^^

  7. Queria ver esse filme agora, pensar que somente daqui a1 ano veremos a parte 1 e esperar mais 1 ano pra ver a parte 2 me desanima, sério.

  8. essa casa é do radagast mesmo…ta muito pequeno pra ser a do beorn que é descrita como “OS AMPLOS SALOES DE MADEIRA DE BEORN’ e aquoelas casinha la atraz parecem um viveiro de passaros mesmo.e comrelaçao a participaçao dele no filme, acredito que vai ter um bom espaço, até afirmo que ele poderá participar da invasao a dol guldir junto com gandalf. legolas tambem nem aparece no livro e vai ter uma grande participaçao e nao uma simples apariçao como todos pensam.

  9. ‘Hobbit’ Star on Edge of Celebrity Takes on Zeus in ‘Immortals’
    http://www.buzzinefilm.com/interviews/film-interview-luke-evans-immortals-11102011

    PMR: What can you tell us of The Hobbit?
    LE: I can’t say much or I’ll be strung up. I’ve been in New Zealand, I’ve done eight weeks of shooting, and I’ve had a break to press for this (Immortals) and Musketeers. I return in three weeks to carry on. It’s an extraordinary experience. I already feel like I am part of a family there.

  10. Oi, pessoal!
    Minha opinião sobre isso: Casa do Radagast! Explico: primeiro, ainda quero acreditar que o PJ será fiel pelo menos em relação aos lugares, então acho que a casa do Beorn tem de ser em madeira e um grande salão. Agora, questões mais pontuais: o fato de o Radagast ser pouco explorado nas obras não significa que ele terá pouca participação. Quem aí se lembrou da Arwen? Até no Abismo de Helm o PJ quis colocá-la, junto com os outros elfos, sendo que nem eles deveriam aparecer. O PJ tem um histórico para a criatividade (às vezes mais do que gostaríamos hehehee). Ninguém sabe do roteiro pra afirmar que o Radagast será apenas uma participação especial. Duvido muito disso, aliás. Quem leu as outras notícias com declarações do McCoy viu que a agenda dele de filmagens tá movimentada (cheia de idas e vindas para a NZ). Quem vai aparecer pouco não precisa disso, faz as cenas tudo de uma vez e pronto.
    O TheOneRing postou outro dia fotos dessa casa ainda bem “no osso”, e um detalhe chama a atenção: um pássaro esculpido debaixo de umas janelinhas (ou entradas para pássaros?). Apesar do Beorn ter muitos animais, os emplumados são mais a cara do mago do que do grandalhão. Já pelo mapa da TM, como nosso amigo WIFIUYH falou, dá para notar que a casa do Beorn fica mais ou menos no meio do caminho entre o Anduin e a Floresta das Trevas, não na borda dela. Isso tudo me faz acreditar que a casa é mesmo do Castanho!

    A imagem do detalhe é esta: http://forum.valinor.com.br/attachment.php?attachmentid=41671&d=1320968518

    Adão, acho que os Contos não podem ser usados, nem o Silmarillion, pois os direitos que foram vendidos por Tolkien foram só do SdA e Hobbit. Nenhuma informação inédita em outra obra do Tolkien pode ser usada pelo PJ. Ou ele tira dos livros e Apêndices, ou inventa.

    PS: Adão e Ana, obrigado por sempre compartilharem com a gente os links, sempre que sei de uma novidade por vocês eu agradeço e continuarei a fazê-lo! =) Só vi depois que alguns links vocês também compartilharam, mas como recebo as notícias por email do Google News e sempre estou de olho no Herr der Ringe e The One Ring, às vezes posto aqui direto, sem ver que vocês também fizeram. Acontece. Mesmo assim, muito obrigado pelas dicas! ;)

    1. Não se preocupe com isso, Edson, estamos todos entre amigos! :0)
      Bom vcs me convenceram que essa é a Casa do Radagast, mas fica a pergunta como será a de Beorn.
      Não vejo a hora de darmos uma olhada!

  11. Pode-se dar destaque ao Radagast sim, colocando-o para realizar algumas tarefas que seriam de Saruman. Apesar dele estar no filme, talvez a participação seja diminuida devido a saude de Lee. Lembrando que as gravações com ele foram feitas na Inglaterra, logo podem ter sido poucas cenas.

  12. Obviamente, é a casa de Radagast, pois vive sozinho. A casa de Beorn é todo um complexo, onde vivem também animais de grande porte. Lembrem do grande salão, não cabe nessa construção, que também nao se parece com as ilustrações oficiais do O Hobbit.

  13. Sei não Snaga, sempre achei a casa bem distante da floresta, pode até se ver isso no desenho do mapa feito por Tolkien.
    Mas também tem o fato ai que é verdade, não acho q dariam tanto destaque a Radagast mesmo.

    Mas fico com Beorn no fim então.

  14. Ainda acho que é Beorn. Não acreditam que darão destaque suficiente à Radagast a ponto dele ter uma casa.
    E, diferente do que diz o texto acima, eu sempre imaginei a casa do Troca-peles bem na borda da floresta.