Imagens perdidas do livro O Hobbit serão publicadas

De acordo com o britânico The Independent, ilustrações inéditas produzidas para O Hobbit pelo seu autor, JRR Tolkien, serão publicadas pela primeira vez esta semana. As pinturas e desenhos, que não foram usadas quando o romance saiu em 1937, foram recentemente descobertas na Biblioteca Bodleian, em Oxford.

Os desenhos a caneta e uma série de aquarelas foram descobertas por pesquisadores em material deixado pelo espólio do autor à biblioteca em 1979.

Eles estavam à procura de material para marcar o 75º aniversário do livro no próximo ano. As ilustrações, juntamente com a versão para o cinema há muito esperada, que vai estrear nos cinemas no próximo ano, provavelmente vai estimular e renovar o interesse das pessoas pelo O Hobbit.

Ao contrário dos caros efeitos especiais de US $ 500 milhões das duas partes do filme dirigido por Peter Jackson, Tolkien tinha apenas caneta, tinta e uma seleção de aquarelas à sua disposição para trazer seu mundo imaginário da Terra-média para a vida.

As imagens mostram como Tolkien usou seu estilo distinto e desenvolveu as ilustrações tão familiares que adornam as capas e páginas do seu best-seller. Especialistas dizem que ao produzir ilustrações para O Hobbit, Tolkien emprestou os traços de um livro anterior, Roverandom, que ele escreveu para seu filho Michael, que acabara de perder seu cachorro de brinquedo favorito. A imagem “The White Dragon Pursues Roverandom” tem uma clara semelhança com “The Lonely Mountain” usada mais tarde em O Hobbit.

Roverandom é um livro não tão popular e foi escrito em 1925 por Tolkien. Ele segue as aventuras de um jovem cão, Rover, que é transformado em um brinquedo por um mago. No entanto, sempre foi ofuscado pelo sucesso de O Hobbit.

O novo livro de ilustrações contará com mais de uma centena de esboços, desenhos, pinturas e mapas. David Brawn, da HarperCollins, disse:

“Na época que O Hobbit foi publicado, Tolkien estava com mais de 40 anos, então ele tinha passado boa parte de seu tempo pintando e era um artista amador. A Tolkien’s Estate recentemente doou algum dinheiro para a Bodleian e assim o espólio de Tolkien pôde ser digitalizado e catalogado pela primeira vez”.

Porém, e infelizmente, as novas imagens não foram divulgadas.

Comentários

  1. oi Adão
    Meus dois centavos vão em Casa de Beorn e a própria Cidade do Lago. Agora onde, não sei, há tantos nomes sendo divulgados, talvez Wakatipu ou Nelson, mas tb tem Twizel, Lake Pukaki. Não sei um outro vídeo blog iria ajudar a esclarecer essas dúvidas. E vc o que pensa? ;0)

    1. Ana eu pensei o mesmo que você, no entanto que postei uma notícia ontem aqui na Valinor de uma construção que eles estão fazendo, parece ser uma casa na foto, a casa de Beorn!

    1. Ana, uma curiosidade, já que o texto fala do Stephen Fry também, você imagina onde sera construída a Cidade do Lago e quais são os dois cenários grandiosos que vão ser montados agora no segundo bloco?

  2. Deaviam criar uma página no site chama “Notícias via sedex de Ana Cris”, porque todo post ela está animando a todos com novidades.

    O novo livro de ilustrações contará com mais de uma centena de esboços, desenhos, pinturas e mapas.
    Isso é muito interessante, seria legal adquirir esse livro pra entreter e ver o seu lado de artista.

    1. Mais filmagens,uhuu que beleza…E NADA DE VÍDEOS…tô começando a ficar revoltada.PJ nos esqueceu,aquele peste XD
      Tô começando a pensar que novos vídeos e fotos só lá pra 2012…Eu espero que não,mas tudo indica que sim…T.T

    2. Logo logo começam aparecer imagem de Queenstown também! Agora sim que vamos começar ver as belas imagens da Nova Zelândia.. fico imaginando onde vão fazer a Cidade do Lago!

  3. Se vão publicar um livro só das ilustrações, meio óbvio que não vão publicar na net, né? Se fizerem isso, o livro deixa de vender.

    Mas eu compro também!
    Aliás, o Meneldur tem um livro ótimo, so com ilustrações de Tolkien, mas que nunca foi publicado no Brasil. Ele até fotografou algumas páginas e postou no forum. Tem muito material bom nesse livro dele também!

    E bem que poderia sair uma nova edição de O Hobbit com as ilustrações “novas”, né?

    1. Não tem nada de óbvio aí, meu caro orc! Evidente que não vão mostrar na net todas as imagens encontradas, mas como o próprio The Independent diz, 3 delas eles vão mostrar. O que é uma boa estratégia para aguçar a curiosidade de quem quer comprar o livro. 3 de centenas não é nada revelador e, ao mesmo tempo, aguça nossa curiosidade por mais. ;)