A construção do leitor em Tolkien: Um estudo a partir do Fórum Valinor

Foto do autor
Escrito por Nat

No dia 29 de junho de 2011, defendi meu Trabalho de Conclusão de Curso, cujo tema foi A construção do leitor em Tolkien: Um estudo a partir do Fórum Valinor

O enfoque dado no trabalho dizia respeito às práticas de leituras dos participantes do Fórum Valinor até o momento em que começaram a ler os livros de Tolkien (especificamente O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion), descobrindo se os leitores conseguem ver essas obras como fontes de informação tanto histórica quanto literária.

Eu estava tão nervosa, mas saiu tudo bem, graças a Deus. Por unanimidade da banca, nota máxima. Terminando a faculdade com chave de ouro. Aliás, minha formatura foi ontem (linda cerimônia). Queria partilhar isso aqui no site porque a maioria dos contribuintes para a minha pesquisa saíram do fórum. Muito obrigada pela ajuda!

Acompanhar
Avisar sobre
guest

13 Comentários
Mais Recente
Mais Antigo Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Snaga

Tem pdf com o trabalho completo pra baixar?

LuizDreamhope

Poxa, ver alguém trabalhando com Tolkien me faz querer desejar o mesmo. Estou ainda no 2º periodo da faculdade, mas estou muito a fim de defender um expoente do gênero fantástico que tanto amo.
Parabéns pra você! Gostaria de também de conferir seu trabalho. ^^

Filipi Junio

Achei muito legal o seu TCC Natallie, ainda mais por ser em Biblioteconomia. Eu tbm faço o curso, só que na UFMG e nunca iria pensar em um tema desses! Gostaria de ter o trabalho por completo, pois esse irá para minha pequena bibloteca de documentos do Tolkien!

Natallie

Que legal encontrar um colega bibliotecário aqui 🙂 Sobre ler o trabalho, estou procurando uma forma de disponibilizar pra vcs, apesar de ter muito medo de copiões na internet. Sobre o tema, originalmente não era esse, meu orientador que sugeriu. Eu só sabia que queria trabalhar com alguma coisa relacionada a Tolkien.’

Blanda

Parabéns Guria, realmente foi um desafio que escolhestes para esse TCC, mas ainda bem que conseguistes fazer algo tão bom.

Snaga

Parabéns, Natallie! Tanto pelo tema escolhido para o TCC quanto pela formatura!!!
Quisera eu ter tido a mesma coragem! hehe

Natallie

Valeu, gente!

WIFIUYH

Hahaha Muito legal! Parabéns!

Gandalf The Black

Parabéns!

andrea

oi Natallie! vi que vc é da Biblio =D conhece o RABCI? rabci.org disponibiliza o texto lá pra gente!!

também estou fazendo sobre leitura e literatura fantástica! mas meu foco é a formação do leitor na biblioteca pública….

abraços! e meus parabéns!!!

Natallie

Se quiser ajuda, é só pedir.
Antes de disponibilizar pra vcs, eu quero proteger legalmente o trabalho. Estou esperando os trâmites lá pelo orgão responsável da minha faculdade. Assim que conseguir, eu disponibilizo.
Valeu!

Edson Lima

Legal! Tem um ou dois trechinhos do meu depoimento! Parabéns, Nat! 🙂

Natallie

Pois é, e no trabalho em si acho que tem mais. As respostas dos entrevistados foram muito boas, queria poder ter colocado todas no texto, mas não dava, claro. Meu orientador, também fã de Tolkien, também achou bem bacana o fórum e o site (ele nem sabia que existiam, detalhe…) e se deliciou me ajudando a esquematizar as respostas. Foi uma pesquisa muito boa de fazer 🙂

13
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex