Howard Shore e o processo criativo da trilha sonora para a Terra-média

Foto do autor
Escrito por Edson Lima

O Compositor canadense Howard Shore, que está compondo novamente a trilha sonora para a Terra-média – dessa vez para O Hobbit – deu uma entrevista em áudio para o Classifilm.co.uk  Eis alguns trechos:
Questionado sobre a renovação da sua parceria com Peter Jackson para O Hobbit, ele diz que:

 

“Estar de volta à Terra-média é uma coisa maravilhosa. Ele é um diretor incrível. Ele vê onde você está indo e como irá interpretar o papel, e então o guia – é um processo delicado”.

 

Ele descreve o processo de composição para O Senhor dos Anéis, que se imagina deve ser bastante similar para O Hobbit:

 

“Eu ainda estou compreendendo-o em algum grau. Meu envolvimento é o meu lápis, a página, as barras de música na minha frente, e a orquestração. É um processo contínuo que é feito todos os dias. O livro sempre está aberto na minha mesa, e estou sempre lendo as palavras de Tolkien. Estou olhando para as imagens maravilhosas de Peter Jackson, e criando a música a partir da minha intuição sobre a história e como me sinto sobre esses momentos. De certa forma é um processo um tanto íntimo. O papel está apenas na sua frente, o livro está aberto, o filme está sendo executado em uma pequena tela ao lado. E você está apenas ligando a história ao drama e ao livro. É trazido à vida por atores maravilhosos como Viggo Mortensen e Christopher Lee. É uma forma de se conectar aos personagens de uma maneira muito íntima. Quando eu assisto Ian McKellen na tela eu me ligo a ele de uma maneira quando eu assisto todas as performances. E assim, você sente como se estivesse dentro do filme, você está trabalhando dentro da história”.

Sobre os livros de Tolkien, ele diz:

“Sua narrativa tem um valor tão fantástico e características humanas. Tolkien escreve tão bem sobre coragem, amizade, honra e sacrifício e amor ao país. Ele faz isso tão bem. Particularmente o que eu amo é que ele escreve sobre a natureza muito bem”.

A dica e o texto são de nossa amiga Ana Cris. Créditos a ela! Obrigado mais uma vez, Ana!

_________________________________

Neste aniversário de morte de J.R.R. Tolkien (2 de setembro de 1973), é reconfortante saber que um profissional da envergadura de Howard Shore não só guia seu fantástico talento para encontrar o de Tolkien e, assim, criar uma comunhão com ele, como também admira e respeita o que ele escreveu, e tem seus escritos como direção e inspiração principal.

Acompanhar
Avisar sobre
guest

15 Comentários
Mais Recente
Mais Antigo Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hamfast

Grande Clodovi… digo, Howard Shore. Ok, falando sério agora, Howard Shore criou uma ambientação sonora incrível para a trilogias de SDA, e já que ele está trabalhando com o mesmo diretor e o mesmo processo criativo, espero novamente uma grande trilha sonora.

Gandalf The Black

Gênio!

Miranda

O Maestro HS é fantástico. Peter Jackson foi extretamente feliz em mantê-lo no staff. Particularmente, a música White Tree completa (algo em torno de 7 min.) é a melhor música da trilogia uma vez que reúne todos os cocneitos musicias alí. A sifonia da orquestra é nota 10

Adão Ferri

Eu diria que não foi só no Maestro que o Peter Jackson acertou, eu diria que ele mandou bem com toda a equipe.. nota 10..

Adão Ferri

“As filmagens voltam a acontecer no início de setembro, com equipes espalhadas para filmar em 30 locais na Ilha do Sul da Nova Zelândia, incluindo áreas próximas a Mount Cook, ao sul de Queenstown e Dunedin”

Gray_Stormcrow

È NÓIS! Será que vai aparecer alguma coisa no Facebook?
E que isso,Adão,tá querendo entrar pra equipe também? ^.^

Adão Ferri

Só para constar, nesse momento são 08:06hrs!!

Adão Ferri

Pessoal pelo que andei lendo em artigos pela internet, a data de retorno das gravações estão marcadas para a próxima segunda feira 05/10. Logo logo teremos mais noticias oficiais das gravações!

Gray_Stormcrow

Perae,é 05/10 ou é 05/09? Só pra confirmar (05/09 é amanhã,segunda….AIAI)

Adão Ferri

05/09!

Itaci

Show!!!

Adão Ferri

Pelo visto mais um Oscar a vista para o grande Maestro!

WIFIUYH

Achei bonito a descrição sobre como ele compõem…

15
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex