Leitura de O Hobbit: lição de casa para Howard Shore e Ian McKellen

O premiado compositor da trilha sonora da trilogia O Senhor dos Anéis, Howard Shore, está se preparando para mais um trabalho épico em O Hobbit. Conversando com um jornal canadense ele disse que sua inspiração para qualquer trabalho vem da leitura.

“Eu gosto de ler muito, e muito do meu trabalho deriva das palavras, e quando eu não estou escrevendo, normalmente estou lendo. Acho que como compositor, lendo e sentindo o ritmo das palavras do escritor, descrições, histórias, acho que elas se traduzem para mim em forma de linguagem musical. Você está criando alguma coisa, uma imagem no espelho da obra do autor, exceto que você está escrevendo em forma de música”, disse.

Isso foi muito perceptível no caso dos livros de J.R.R. Tolkien, acrescenta. “Eu estava imerso em seus escritos e em muitas outras coisas que ele havia escrito… eu estou lendo muito O Hobbit agora”, ele ri, aludindo à preparação para o próximo filme de Peter Jackson.

Indagado se sua composição para O Hobbit será um complemento para sua obra em O Senhor dos Anéis, uma continuidade musical, ele diz: “Bem, você sabe, nós estamos na Terra-média – uma história que Tolkien escreveu nos anos 1930, antes de ele escrever O Senhor dos Anéis, bem antes de ser publicado. Mas há um monte de conexões…há um monte de referências à trilogia do Anel. Mas é uma história diferente, é uma história leve, é sobre um grupo diferente de habitantes da Terra-média…então …”

Outro que está lendo O Hobbit é Ian McKellen. Em seu site, o ator diz:

“Estive lendo O Hobbit mais uma vez, o livro e o roteiro, pelo menos uma parte dele. Em ambos, os personagens saltam da página”.

Ele também nos informa sobre a recuperação de Peter Jackson e alguma coisa sobre o estágio da produção neste momento:

 “Para alguém que está se recuperando de uma cirurgia abdominal de grande porte, Peter está melhor do que nunca… Ele me mostrou a cicatriz e disse que está ansioso para começar… Ele sugeriu que deveríamos começar a ensaiar com o roteiro na próxima semana. Enquanto isso, ele me mostrou a maquiagem e o projeto preliminar para os anões, cada um sendo totalmente ele mesmo, e ainda assim um anão. Grande quantidade de cabelos e tranças, e algumas jóias. Meu primeiro vislumbre dos ancestrais de Gimli”.

 É bom saber que o livro está sendo o verdadeiro guia que direciona o trabalho desses dois talentos fantásticos, e certamente, o de toda a equipe.

Fonte: Vancouversun.com

Comentários

  1. Ótima trilha sonora do SdA e O hobbit deve caminhar na mesmo qualidade do Howard Shore..
    Uma pergunta q NÂO tem nada a ver com Howard Shore e Ian McKellen..A pergunta o Hobbit vai ter o orçamento de 500 milhões mesmo???
    Sei la já tinha lido isso, ae me bateu a curiosidade se isso é mesmo verdade..Alguém sabe de algo????
    Howard Shore nota 10 ^^

    1. Sim, melkor7! Esse é o orçamento aproximado para os dois filmes, o que dá por volta de US$ 250 milhões para cada filme. O fato de ser todo filmado com tecnologia 3D deixa tudo mais caro, mas haverá versão em 2D também, de qualquer forma.

  2. A Trilha sonora do Senhor dos Aneis é um cardapio variado cheio de passagens impactantes na minha opinião é a melhor da Historia do cinema, bem melhor do que a do filme Star wars que é outra obra-prima, a musica mais bonita é a “In Dreams” da Sociedade do anel e a mais impactante é a Batalha nos campos do Pelenor, totalmente fantastica.

  3. UAU Howard Shore lendo O Hobbit,achei legal a descrição dele” Acho que como compositor, lendo e sentindo o ritmo das palavras do escritor, descrições, histórias, acho que elas se traduzem para mim em forma de linguagem musical” INCRÍVEL esse Howard Shore é muito bom tomara que as suas musicas sejam tão impactantes e bonitas como as do SdA..
    Ian McKellen já tinha a ideia que ele leria o livro de novo,com certeza isso deve ajudar muito em suas atuações como Gandalf..
    Com certeza outros atores tbm leram e lerão de novo o Hobbit enquanto treinam para atuar, e até enquanto atuam.
    O hobbit estou maluco ha espera dessa filme…
    Tomara que ocorra tudo bem e comecem a filmar já que Ian já falou que eles começaram a ensaiar com o roteiro na semana que vem.

    1. Você não é o único XD
      Acho que tá todo mundo ansioso,e eu também adorei o que o Howard disse,não é a toa que o cara é um gênio.
      Só aquela música da Ponte de Khazad-dun…Uau ^^ Ele devia estar realmente inspirado.Me junto na torcida contigo,tomara que a trilha sonora seja tão boa quanto a da trilogia .